quinta-feira, 2 de maio de 2013

Como Lavar os Pinceis de maquiagem corretamente!




Boom dia queridaaaas!!! Tudo bem com vocês? 
No post de Hoje vou dar Dicas valiosas de cuidados básicos para manter seus pincéis sempre limpos e conservados


Uma das coisas mais necessárias na hora de maquiar é estar sempre com os pincéis limpinhos, assim evitamos o acumulo de sujeiras como pó, oleosidade e propagação de fungos e bactérias.
Sem falar que o acumulo de sujeira interfere no acabamento da maquiagem... 
É muito importante cuidarmos direitinhos dos pincéis pois lavar regularmente e conservá-los em lugar adequeado nos permite ter esses aliados da maquiagem por muitos anos.


O tempo ideal para higienizar seus pincéis vai depender do tipo de maquiagem que é aplicada com ele. Pincéis usados com pó compacto, blush, base mineral e sombras em pó podem ser lavados a cada duas semanas ou uma vez por mês. Se você tem poucos pincéis para aplicar sombra, o melhor é lavá-los com intervalos mais curtos para evitar que as cores de outras sombras alterem o seu make. Bases , corrretivos ... esses produtos mais cremosos costumam impregnar nas cerdas, por isso os pincéis usados com esses produtos devem ser higienizados com mais frequência!

Quais produtos usar?
Parar garantir que seus pincéis estarão sempre impecáveis, prefira shampoos ou sabonetes líquidos. Isso é importante para conservar as cerdas, já que os sabonetes em barra costumam ter fórmulas alcalinas que deixam as cerdas arrepiadas, duras e ressecadas. (Eu particularmente prefiro  Shampoo de BB)
Entre as versões líquidas, existem produtos formulados especificamente para a higienização dos pincéis. Algumas versões são para limpeza rápida e não exigem muito tempo de secagem. Essas são ideais para higienizar rapidamente os pincéis que serão usados mais de uma vez no mesmo make.
Com esses cuidados em mente, siga os seguintes passos para deixar seus pincéis limpinhos:
  1. Umedeça levemente as cerdas do pincel em água corrente ou mergulhe-as em um potinho com água;
  2. Coloque uma pequena quantidade do produto escolhido (shampoo neutro ou específico para pincéis) na palma da mão;
  3. Esfregue gentilmente as cerdas na palma da mão para que o produto se espalhe e faça espuma. Siga movimentando as cerdas no sentido vertical e horizontal até achar que as cerdas estão limpas;
  4. Para enxaguar, segure o pincel sempre com as cerdas para baixo e deixe cair água corrente sobre elas para retirar todos os resíduos de shampoo e maquiagem;
  5. Aperte suavemente as cerdas com a mão para retirar o excesso de água. Você também pode pressionar as cerdas com uma toalha de papel para que a água seja absorvida e facilite a secagem;
  6. Em seguida, com os dedos, alise e modele o pincel no seu formato original e coloque-o para secar.
A água usada na lavagem dos pinceis tem que estar em temperatura ambiente ou morna.. Nunca usar água quente para não danificar as cerdas e a cola do pincel. Nunca deixe os pincéis de molho, pois o contato direto com a água e a pressão sobre as cerdas pode deformar o pincel. A cor da espuma produzida durante a lavagem vai mostrar a limpeza do pincel. Se a espuma ficar colorida, repita a operação até que a espuma saia branca e o pincel fique completamente limpo. 
A maneira ideal de secar seus pincéis é naturalmente. Por isso, evite lavá-los em um dia em que você sabe que vai precisar usá-los em seguida. Nunca tente apressar o tempo de secagem usando secadores de cabelo ou expondo seus acessórios ao sol – o calor pode queimar, ressecar e danificar as cerdas. 
Sendo assim, o primeiro passo é deixar as cerdas livres. Evite apoiar o pincel e forçar as cerdas, pois isso pode deixá-las tortas. Além disso, não coloque o pincel na vertical com as cerdas para cima – essa posição favorece que a água acumulada nas cerdas escorra e chegue até a cola e o cabo de madeira. A melhor posição para secar seus pincéis é na horizontal, de preferência apoiados na borda de uma mesa ou pia, com as cerdas para fora, sem qualquer contato com a superfície.
Certifique-se de que os pincéis estão realmente secos antes de guardá-los para evitar a proliferação de bactérias e aumentar a vida útil dos seus acessórios.

E vocês como lavam os pinceis? Suuuuper beijoo e até a próxima!! ;)
Espero que tenham gostado do post!!!

2 comentários:

  1. Amei a dica amiga!
    muito boaaa
    bjuu da Lú
    http://cantinhoessencialparaasmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou, fico super feliz!! Beijokas ;)

    ResponderExcluir